sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Programas e Projetos )



ALUNOS, ARTISTAS, DESPORTITAS E A COMUNIDADE NO CORTEJO HISTÓRICO DE CANTANHEDE 

 Qui, 08 de Setembro de 2011
Dia 22 de setembro (quinta-feira), pela segunda vez, alunos, artistas, desportistas e membros da comunidade representarão várias passagens da história de Cantanhede, conquistas, manifestações religiosas e culturais, e programa educacionais em um cortejo pelas ruas da cidade.
A concentração será na Escola José de Melo, a partir das 16h00. O Cortejo Histórico segue pela Avenida Rio Branco, Rua Nova e Praça Paulo Rodrigues, onde frente a sede da Prefeitura de Cantanhede, ficarão as autoridades de Cantanhede de Portugal e da Cantanhede do Brasil. O Cortejo contará com a participação das bandas marciais de Cantanhede, Matões do Norte e Miranda do Norte. Entre as representações históricas, serão representados por alunos da rede municipal de ensino personagens históricas, tais como os conquistadores: Faustino Mendes Cantanhede, Pierre Lamagnère, Coronel Antonio Henriques Leal, Coronel Aires Carneiro Homem de Souto Maior e Antonio Lopes da Cunha; os filhos ilustres: Antonio Henriques Leal, José Cândido Moraes e Silva, Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, Enói Nogueira da Cruz, Abraão Souto entre outros; vultos culturais como: Izidória Lopes e Sebastião Barra Nova e representações de políticos, meio ambiente, integrantes da saúde, avanços na educação promovidos por alunos. O evento contará também com a participação de alunos do CAEESP/CANTANHEDE, PESTALOSE, membros do Projeto Florescendo a Melhor Idade, grupo de cavaleiros, motoqueiros e condutores de veículos de tração animal.
  

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA A “I FEIRA DE EXPOSIÇÃO DO PROJETO RECICLAR É PRECISO” 

 Sex, 12 de Agosto de 2011
educa_cantanhede_28EM CANTANHEDE a Educação Infantil visa preparar as crianças desde já, a serem cidadãs consciente e atuante na sociedade contemporânea, para isso desenvolve nas escolas municipais, projetos pedagógicos que contextualizam as atividades escolares com as situações problemáticas da vida cotidiana. A partir de abrir do corrente ano os alunos das escolas: Jardim de Infância Raimundo João Ferreira, Jardim de Infância Henrique Leal, Jardim de Infância Francisco de Assis Ximenes Aragão Filho, Escola Municipal Pedro Freitas Caldas, Jardim de Infância Raimundo Ferreira dos Santos; Escola Municipal Eliezer de Sousa Caldas e Escola Municipal Raimunda do Socorro Martins Cardoso, trabalham com o PROJETO RECICLAR É PRESERVAR aqui as crianças, por meio da confecção de brinquedos, vem aprendendo que matérias como papel usado, palito do fosforo, palito de picolé, garrafa pete, lata de sardinha, tampa de garrafa, entre outros, que geralmente vam para o lixo, poluindo o meio ambiente, podem ser transformados em belos brinquedos, essa é uma lição que vale a preservação da vida no planeta terra e na data de 10/08/2011, 647 crianças assessoradas pelos seus professores, supervisores e diretores, com muito orgulho, realizaram a I Feira de Exposição do Projeto Reciclar é Preciso. A Coordenadora geral da Educação Infantil professora Eliane Maria Caldas dos Santos comentou que as crianças da educação infantil por meio da criação de jogos e brincadeiras, brinquedos esses que foram exibidos durante a feira, a metodologia permitiu que as atividades educacionais fossem desenvolvidas em “um ambiente interdisciplinar, permeado de questões que elas foram desvendando”, completou a cooredenadora.


AVISO IMPORTANTE - VESTIBULAR PARA LETRAS E MATEMÁTICA EM CANTANHEDE 

 Seg, 18 de Julho de 2011

A Prefeitura de Cantanhede e UFMA avisam aos interessados, que as inscrições do Processo Seletivo Especial que ira classificar os candidatos para os cursos de Licenciatura da UFMA em Letras e Matemática em nossa cidade, serão feitas no período de 20 a 23 de julho de 2011, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Deputado Lister Caldas, nº 1952 – centro Cantanhede-Ma, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, munidos dos seguintes documentos: comprovante de pleno exercício na docência na rede municipal de Cantanhe/MA, original e cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de formação equivalente, original e cópia do documento de identidade; original e cópia do Título de Eleitor; Original da Procuração e do seu documento de identificação, se a inscrição for feita por procuração, uma fotografia 3x4n de frente, igual, recente, não sendo aceita fotografia com especificação ou já utilizada.
Informa ainda que o Edital da UFMA de nº 108/2011 – PROEN, REFERENTE AO SELETIVO EM PAUTA, ENCONTRA-SE NOS SITES DESTA PREFEITURA E UFMA, também fixado nos murais da Prefeitura e SEMED de Cantanhede.


ESCOLA SARNEY COSTA DESENVOLVE PROJETO CONHECER PARA PRESERVAR 

 Qua, 06 de Julho de 2011
Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer.
O projeto MEIO AMBIENTE: CONHECER PARA PRESERVAR foi desenvolvido na Escola Sarney Costa no dia 17/06/2011, com a participação dos alunos, professores e da diretora Shirley Pimentel e Silva e da Supervisora Maria das Dores Moreira Rodrigues.
  
  


  

ZÉ MARTINHO ANUNCIA CURSOS SUPERIORES E REAJUSTE PARA PROFESSORES 

 Sex, 01 de Julho de 2011
  
  
O Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho anunciou na última segunda-feira (27 de junho), no Centro Comunitário de Múltiplo Uso a chegada de cursos para os professores da rede municipal de ensino. O anuncio foi feito para vários profissionais da educação. a chegada  A parceria foi firmada entre a Prefeitura Municipal de Cantanhede e UFMA (Universidade Federal do Maranhão), por meio do PROEB E PROFEBPAR, para os cursos de Letras e Matemática. A previsão de início é para o segundo semestre deste ano. Na oportunidade, Zé Martinho anunciou também o segundo reajuste dado este ano, para os professores concursados da rede municipal de ensino. O primeiro reajuste dado foi em abril, de 16 % e o segundo, anunciado agora, foi de 7%, assim, a categoria teve um reajuste total de 23% no ano de 2011. Na reunião com os profissionais da educação, estiveram presentes a Secretária de Educação, Leles Lima e a direção do SINTASPUMC, que representa a categoria dos professores.


I ARRAIAL DA LEITURA LEVA DIVERSÃO AOS PEQUENOS BRINCANTES DE CANTANHEDE 

 Sex, 01 de Julho de 2011
O I Arraial da Leitura promovido pela Biblioteca Municipal Enói Nogueira da Cruz levou diversão às crianças, que compareceram a Praça Paulo Rodrigues, nesta quinta-feira (30 de junho). Na abertura da tarde junina, foi apresentado um teatro de bonecos sobre o Auto do Bumba-meu-boi. Logo depois vieram as apresentações dos Pimpolhos da Alegria da Escola Antonio Henriques Leal, a quadrilha Princesinha do Arraial da Escola Raimundo João Ferreira e o bumba-meu-boi Brilho da Flor da Fundação Florência Cantanhede. A festança que teve mingau, refrigerantes, pipocas e muita animação teve coordenação da equipe de funcionários da Biblioteca Enói Nogueira da Cruz e contou com o apoio total da Prefeitura de Cantanhede, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A temporada do "São João da Nossa Terra 2011" será estendida neste final de semana, aos povoados de Pindoval, São Patrício e Garrafinha. Nesta sexta-feira (01 de julho), o Arraial da APAE, que tem também o apoio da prefeitura de Cantanhede terá uma apresentação da quadrilha “Os Apaexonantes” formada por alunos da instituição.

BIBLIOTECA ENÓI NOGUEIRA PROMOVE ARRAIAL DA LEITURA NESTA QUINTA-FEIRA 

 Qui, 30 de Junho de 2011
A biblioteca municipal de Cantanhede, Enói Nogueira da Cruz promove nesta quinta-feira (30 de junho), a partir das 16h30, o I Arraial da Leitura de Cantanhede. Apresentações como: Auto do Bumba-meu-boi, quadrilha da Escola Raimundo João Ferreira, bumba-meu-boi Brilho da Flor da Fundação Florência Cantanhede, os pimpolhos da alegria da Escola Henriques Leal estão confirmadas. A tarde junina terá mingau, pipoca, refrigerante e muita animação.

CANTANHEDE AVANÇA NO PROGRAMA OLHAR BRASIL 

 Qui, 23 de Junho de 2011
  
O Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho preocupado com a saúde ocular de alunos, vem realizando parcerias para minimizar esse problema no município. No dia 14 de junho, a Prefeitura Municipal de Cantanhede em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação e SEDUC, através do Programa OLHAR BRASIL entregou  170  óculos para os alunos egressos do Programa Brasil Alfabetizado. A Secretária de Educação, Leles Lima também participou da  solenidade de entrega dos óculos.
 

EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PAR DE CANTANHEDE 


Esta acontecendo nesta, quarta-feira, 08/06/2009, em Cantanhede-Ma, uma reunião com representantes de Secretarias municipais: Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Infraestrutura e Sociedade Cívil para a reestruturação do Comitê Local do PAR (Plano de Ações Articuladas), COMO TAMBÉM DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DO NOVO PAR que é um processo de planejamento estratégico desenvolvido e apoiado técnico e/ou financeiramente pelo Ministério da Educação, conjugando esforços da União, Estado e municípios, atuando em regime de colaboração visando o cumprimento do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação e observância das suas 28 Diretrizes para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Nesta reunião algumas ações tiveram suas datas renovadas e alguns membros foram substituídos. A reunião contou com a participação da Assessora de Educação Marly Célia Costa representante da SEMED e dos seguintes membros do Comitê Local de Cantanhede:

Severa Ferreira Lima Neta – Coordenadora Geral do Ensino Fundamental (Secretaria Municipal de Educação);
Maria Elizabete A. S. Teixeira – Professora (CACS-FUNDEB);
Núbia Celeste C. Alves – Presidenta do CAE (Conselho de Alimentação Escolar);
Domingos Gomes – Conselho Tutelar;
Manoel Aguiar Pintos – Dirigente Escolar (Assembléia de Deus);
Nairanete N de Castro – Técnica da SEMDS
Júlio Cesar – Técnico da Saúde (Secretaria Municipal de Saúde)
Rogério Reis Quaresma– Técnico da Infraestutura (Secretaria Municipal de Infraestrutura)
Rone – Técnica da SEDRUS (Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável.


PROJETO DE LEITURA E ESCRITA NA RAIMUNDO DO SOCORRO 


No dia 10 de junho, às 16h00, será realizada, na E.M. Raimunda do Socorro Martins Cardoso, a culminância do Projeto de Leitura e Escrita, que será desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Raimunda do Socorro Martins Cardoso e Eliezer de Sousa Caldas, tendo como objetivo promover o incentivo à leitura. As atividades serão realizadas de forma dinâmica através de dramatizações, coreografia, recitação de poemas, entre outros.



ZÉ MARTINHO GARANTE APOIO ÀS DANÇAS JUNINAS DAS ESCOLAS 

 Sáb, 04 de Junho de 2011
escola_1 Reunião com o Prefeito Reunião com o Prefeito Reunião com o Prefeito
Na quarta (01 de junho), no gabinete da prefeitura, o Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho teve uma reunião com os secretários de Educação, Leles Lima e de Cultura, Luiz Carlos Amaral e mais 20 diretores de escolas da rede municipal de ensino sobre a participação das unidades de ensino no “São João da Nossa Terra 2011”. O prefeito garantiu o apoio às escolas, que este ano, terão mais atrações que nos dois anos anteriores. A participação das escolas na festa de São João foi um dos resgates promovidos pela prefeitura, pois até 2009, essa participação não acontecia por mais de 20 anos. As atrações serão quadrilhas, dança do cacuriá, carimbo entre outras

  
ESCOLA HILDO OLIVEIRA PROMOVE “DIA VERDE” 
A Escola Municipal Hildo Oliveira promove neste sábado (04 de junho), uma grande mobilização com professores, diretores, supervisores, coordenadores e alunos da escola e outras da rede municipal e do estado sobre a conscientização da preservação do meio ambiente. O diretor da escola, Carlindo Batista disse que a iniciativa faz parte da grade curricular e a mais uma mediada para inserir os alunos no contexto atual dos problemas que a sociedade enfrenta. A ação “Dia Verde” irá contar com a participação de quase três mil alunos, terá início na Praça Paulo Rodrigues, percorrerá as Avenidas Rio Branco e Bendito Lopes e chegará à escola. O cortejo ecológico terá a participação da Banda Musical de Cantanhede (fanfarra) e terá como parte interna, uma feira das instalações da escola, com temas relacionados ao assunto.



ZÉ MARTINHO ENTREGARÁ ÓCULOS DE GRAU PARA ALUNOS DO BRASIL ALFABETIZADO 

 Sáb, 28 de Maio de 2011
O Prefeito Municipal de Cantanhede, Zé Martinho, em uma parceria da prefeitura com a Secretaria Municipal de Educação, buscando garantir a educação de qualidade para jovens adultos e idosos cantanhedense, aderiu ao Projeto Olhar Brasil – Ação Emergencial do Governo Federal, para em parceria com os Ministérios da Saúde/MS e Educação/MEC por meio das Secretarias de Estado da Educação/SEDUC e da Saúde/SEMUS, assegurar a assistência oftalmológica à população do Programa Brasil Alfabetizado, garantindo assim:

1.       Comtemplar os alfabetizandos (alunos) cadastrados em turmas do Programa Brasil Alfabetizado, cuja maioria está concentrada nas faixas etárias mais avançadas, e que, segundo os dados epidemiológicos fornecidos pelo Ministério da Saúde, após 40 anos de idade, 100 % da população mundial apresenta o processo de presbiopia, interferindo na visão para perto, com consequência piora da leitura e da escrita;
2.       Propiciar, por meio da consulta oftalmológica e da aquisição de óculos corretivos, condições de saúde ocular, favoráveis ao processo ensino-aprendizagem e consequente melhoria na qualidade de vida da população-alvo;
3.       Contribuir para a permanência do alfabetizando em sala de aula;
4.       Cumprir o Princípio Constitucional que determina a integração de ações do Poder Público, como forma de erradicar o analfabetismo e resgatar a cidadania no mercado de trabalho e favorecer o seu desenvolvimento econômico e social.
A Coordenadora do Brasil Alfabetizado, Maria Francimar de Vieira Candido, informou  que no ano de 2010 foram atendidos pelo PBA 700 adultos analfabetos, dentre estes 187 alunos se submeteram ao exame oftalmológico entre as datas de 17 e 18 de dezembro desse ano, foi constados que 171 alunos  precisavam de óculos.

A Secretaria de Educação, Leles Ferreira, ressaltou que durante as consultas do Programa Olhar Brasil em Cantanhede, O Prefeito Zé Martinho, assegurou todo o apoio necessário à realização das consultas que foi desde a divulgação do evento a infraestrutura necessária para as realizações dos exames. O Prefeito por sua vez, garantiu que no próximo sábado, dia 04/06/2010, entregará para os 171 alunos, com necessidade de óculos,  seus óculos.

As listas nominais dos alunos que receberão os óculos,  estão  fixadas na Secretaria Municipal de Educação e na Prefeitura Municipal de Cantanhede.

  

EDUCAÇÃO GANHA MAIS UMA NUTRICIONISTA 

 Qua, 11 de Maio de 2011
(Giselle Augusta e Letícia Costa)O município de Cantanhede conta agora, com o auxílio de mais uma nutricionista, Giselle Augusta Oliveira de Souza. Filha da nossa terra, a nutricionista Giselle atuará juntamente com sua colega de profissão Letícia Costa de França, na Secretaria de Educação, contribuindo para a melhoria da merenda escolar do município de Cantanhede.

  

EDUCAÇÃO PROMOVE PROJETO RECICLAR É PRESERVAR 


A Coordenação, Supervisão, Direção e Docentes da Educação Infantil do Município de Cantanhede, estão realizando nas escolas da zona urbana o Projeto Reciclar é Preservar, que tem como objetivo contribuir para que os alunos sejam desafiados a observar e analisar fatos ou situações de modo reflexivo, para garantir um meio ambiente saudável. O projeto está sendo desenvolvido no 1º semestre, com início em Abril e culminância em junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário