segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL ( Programas e Projetos )



 CANTANHEDE SERÁ A PRIMEIRA CIDADE MARANHENSE A RECEBER MINIUSINA DE BENEFICIAMENTO DE BABAÇU


PDFImprimirE-mail

Qui, 18 de Agosto de 2011 18:38
Projeto Curupira / O município de Cantanhede, do Maranhão, é um grande polo de extrativismo do babaçu. A implantação da Miniusina vai permitir o aproveitamento integral do coco. A ação possibilita que as quebradeiras trabalhem em cooperativas. A máquina tem capacidade de processar mil quilos de coco por hora. Onde é possível extrair o mesocarpo, que é a polpa do fruto, que é utilizado como amido e fibra, o epicarpo que é o coco, um carvão vegetal de alto poder calórico, e a amêndoa de onde é retirado o óleo vegetal e também a torta que é muito utilizada na alimentação animal.


Com a coleta dos cocos babaçus e a quebra manual, uma quebradeira pode ter uma renda que varia de R$270 reais mensais. E utiliza apenas a amêndoa, deixando outros subprodutos de alto valor comercial, como a polpa do fruto. O coco babaçu é vendido no Maranhão a um preço de um real o quilo. No projeto, com as mulheres inclusas em todo sistema produtivo, elas podem utilizando a máquina ter um rendimento de até R$ 3.400 por mês. Isto porque a Miniusina faz com que todos os subprodutos tenham valor agregado, com mercado garantido, como o caso da fibra do coco que é utilizada na fabricação de estofado de veículos.


A minindústria é altamente sustentável, e com o processo todo o coco pode ser utilizado. O equipamento pode ser ligado na energia elétrica, mas também pode ser operada com um motor que funciona a partir da queima da casca do coco babaçu. O aquecimento do processador de amêndoas, de onde é retirado o óleo do babaçu, é feito também com o uso da casca do coco, mas também com o próprio óleo. Este processo permite que o produto não tenha interferência de cor, textura e qualidade.


O prefeito de Catanhede, Jose Martins, disse que há no município em torno de cinco mil mulheres que trabalham com o extrativismo do babaçu. Há na cidade duas cooperativas e 50 associações. Segundo o administrador público o projeto vai beneficiar várias famílias, além de auxiliar na economia da cidade. "Trata-se de um grande avanço, porque a extração do babaçu tem mais de 500 anos e nenhum maquinário produzia como todo o coco", ressalta o prefeito. Ele afirma ainda que o babaçu é de grande importância para muitas famílias não só do Maranhão, como no Brasil, e sabemos que o desenvolvimento de uma máquina vai melhorar ainda mais a vida das quebradeiras e muitas cooperativas", afirma.

O babaçu no cenário Maranhense / O Maranhão é o principal produtor do babaçu no Brasil. Segundo a Embrapa, são 18 mil hectares no Brasil, sendo que 10 mil hectares estão em território maranhense. A palmeira ocupa boa parte da vegetação do estado, no nordeste do Brasil. O extrativismo deste fruto faz parte da renda de muitas famílias da região, que vão desde a colheita da cocada, a quebra do coco e a fabricação de subprodutos originados do fruto, como polpa, castanha e fibras que são utilizados na alimentação, no artesanato e na indústria. Catanhede, município maranhense possui cerca de cinco mil trabalhadoras do babaçu, e vai ter em breve a implantação da Miniusina de Processamento que disponibiliza a produção do babaçu de forma mais eficiente, dando mais lucro as mulheres que podem trabalhar em forma de cooperativa.                   Fonte: Site de Cantanhede-Ma           Matéria - Carlito Amaral

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A AFTOSA ENTRA NA RETA FINAL


PDFImprimir

Dom, 29 de Maio de 2011 23:58
A I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que termina na próxima terça-feira (31), está sendo realizada dentro das perspectivas previstas, em todo o Maranhão desde o início do mês.

Este ano, há uma grande expectativa no setor agropecuário quanto ao índice de cobertura vacinal, já que uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que ocorra uma cobertura acima de 90% para que o Maranhão alcance, ainda este ano, a classificação sanitária de zona livre de febre aftosa com vacinação.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo garantiu que o Maranhão já pode comemorar mais essa conquista. “Acredito que vamos sim atingir a cobertura vacinal acima de 90%. Este ano, nós intensificamos a campanha de vacinação, realizamos dias de campo, antecipamos a divulgação junto aos criadores.
Fonte: Site Cantanhede-Ma
Matéria-Carlito Amaral



ZÉ MARTINHO E SEDRUS APRESENTAM EQUIPE DA PLANEJA


PDFImprimir

Seg, 16 de Maio de 2011 23:25
O Prefeito Municipal José Martinho e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, apresentou nesta segunda-feira (16 de maio) aos presidentes de associação do crédito  fundiário e ao STTR, a equipe  de assistência técnica da Planeja Assessoria, contratada pela SAF (Secretaria de Agricultura Familiar) do MDA (Ministério do Desenvolvimento  Agrário) que irá no período de 12 meses,  podendo ser prorrogado por 04 anos, prestar assistência  técnica a 132 famílias dos povoados: MANDACARU, SÃO SEBASTIÃO, PATAQUEIRA, FUMAÇA, BONÁ, SÃO DOMINGOS. Segundo Vera Lúcia Costa da Planeja, o trabalho consiste em elaborar um diagnóstico das comunidades e depois, com as informações consolidadas, em um documento realizar na forma de um planejamento participativo, onde juntos comunidades  e parceiros institucionais farão suas atividades  em buscar das melhorias das condições de vida da comunidade.
Fonte: Site de Cantanhede-Ma
Matéria - Carlito Amaral

SEDRUS MOSTRA AVANÇOS NA AGRICULTURA DE CANTANHEDE


PDFImprimirE-mail

Dom, 17 de Abril de 2011 13:20
Paulo Coêlho Sec. de Desenvolvimento Rural
Na continuação das reuniões de avaliação do biênio 2009/2010, neste sábado (16 de abril), no Centro Comunitário de Múltiplo Uso as outras cinco secretarias (Desenvolvimento Rural Sustentável, Infraestrutura, Cultura, Administração e Governo). O Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho fez a abertura do encontro.
A Primeira explanação foi feita pelo Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho, que destacou os avanços da pasta como: recuperação de máquinas, contratação de técnicos, ajuda na renegociação de dívidas, recuperação da unidade babaçu, recuperação de kits de irrigação, apoio aos horticultores, criadores de galinhas caipiras. O secretário também destacou o programa Viva Terra, a distribuição de sementes, o PENAE (Programa de Alimentação Escolar), onde 70% da merenda fornecida aos alunos da rede municipal vêm da agricultura familiar local.  Paulo Coelho destacou a grande parceira com SENAR, onde vários cursos já foram realizados, as reformas da Casa de Farinha Marcelo Marques e máquinas da usina comunitária. O Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho encerrou sua participação destacando o planejamento paras as várias atividades que serão realizadas em 2011, com destaque para a realização de uma grande feira da agricultura familiar entre agosto e setembro.

CANTANHEDE MAIS FORTE NA POLÍTICA DOS TERRITÓRIOS


PDFImprimirE-mail

Dom, 03 de Abril de 2011 22:28
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cantanhede, Paulo Coelho participou nos dias 01 e 02 de abril, em São Luis do “Primeiro Encontro de Colegiados de Desenvolvimento Territorial do Estado do Maranhão”. Paulo Coelho representa a Prefeitura neste colegiado formado pelo poder público e sociedade civil de 10 municípios que juntos formam o Território Rural do Vale do Itapecuru , onde o secretário é coordenador do Núcleo Diretivo. O encontro foi realizado para discutir e criar uma rede de colegiados territoriais. Estiveram presentes representantes de 10 territórios rurais do Maranhão, destes foram eleitos 50 representantes para formar a comissão política da rede estadual, e dos 50 foram eleitos 06 representantes para a Comissão Executiva, que elegeram Sebastião Neto, do município de Codó do território dos cocais, Coordenador da Rede e Paulo Coelho Secretário Executivo da rede, Luciana do território Alto turi tesoureira e Petrônio Coelho de Buriti Bravo coordenador de divulgação e mobilização, a rede estadual dos colegiados territoriais indicou para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural o nome do Secretário de Cantanhede para representar os territórios rurais do Maranhão. O Secretário falou que a criação da Rede e a indicação para o Conselho Estadual é uma conquista da “Agricultura Familiar” no estado do Maranhão, pois a mesma ganha uma rede de articulação política e voz no Conselho que norteia o desenvolvimento rural sustatável do Maranhão.

ZÉ MARTINHO REUNE-SE COM PAIS E AULNOS DA EFA (Escola Agricola)


PDFImprimirE-mail


Qua, 30 de Março de 2011 11:02
efa_11O Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho se reuniu no ultimo sábado, com pais e alunos  da EFA (Escola Familiar Agrícola de Cantanhede). Na pauta da reunião foram tratados assuntos como: o calendário letivo para 2011 e medidas que devem ser tomadas em caráter imediato para o melhoramento do funcionamento da EFA.Vários pais de alunos e alunos compareceram a reunião que no final foi avaliada como proveitosa pelo prefeito de cantanhede. 
Fonte: Site Cantanhede-Ma                * Matéria Carlito Amaral

SECRETÁRIA CONCEIÇÃO ANDRADE VISITA CANTANHEDE


PDFImprimirE-mail

Qua, 23 de Março de 2011 16:36
agricultura_09Cantanhede recebeu nesta segunda feira, 21 de março a visita da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Maranhão, Conceição Andrade, que na oportunidade visitou junto com o Prefeito Municipal, José Martinho, O Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho, o Vice-Prefeito, Waldir Quaresma e o Vereador Natinho, os técnicos da Cooperativa Terra e Vida, Maria Detert e membros da comunidade do Mandacaru, que é beneficiaria do projeto Viva Terra, que visa a recuperação de áreas degradadas, com o uso da unha de gato, garantindo uma reserva de estacas para construção de cerca. A comunidade aproveitou o momento e a visita da secretária para entregar um  documento solicitando a inclusão da comunidade no programa geração futura  da SEDAGRO. Este programa compete em capacitar os jovens da área rural em atividades da agricultura familiar e o financiamento de uma unidade produtiva de avicultura.

Em seguida, a comitiva dirigiu-se até a comunidade da Vila Palmeira, onde em reunião, a secretaria explanou a importância de um projeto financiado ao município que beneficiará 08 comunidades rurais: Peritoró, São Domingos, Garrafinha, Primavera, Vila Nova, São Patrício, Santa Rita e Trizidela, com a aquisição de equipamentos de irrigação, fortalecendo o cultivo e a produção de hortifruti para ser consumido pela alimentação escolar. Na oportunidade, a Secretaria autorizou  a Secretaria de Desenvolvimento Rural elaborar um projeto de revitalização do Mandalla (horta) da Vila Palmeira comprometendo-se a financiar este projeto para beneficiar as mulheres daquela comunidade.


DESENVOLVIMENTO RURAL PROMOVE REUNIÃO COM VÁRIAS ENTIDADES


PDFImprimir

Qui, 03 de Março de 2011 09:49
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável reuniu no último sábado (26/02/2011), com presidentes de associações, representantes de comunidades e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para fazerem juntos, o planejamento rural sustentável. Na oportunidade foram vistos as potencialidades do município, as dificuldades para a implementação das ações e definiram um calendário de ações a serem implementadas pela SEDRUS e as comunidades do município de Cantanhede.


O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho, do Prefeito, Zé Martinho, da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cantanhede, Maria José e de 50 presidentes de associações de trabalhadores rurais do município.


CANTANHEDE MOSTRA A RIQUEZA DO BABAÇU

PDF Imprimir E-mail
Qui, 09 de Dezembro de 2010 11:42
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – SEDRUS recebeu no último dia 25 de novembro, uma comitiva formada pelo Ministério do Meio Ambiente, Embrapa, SEDAGRO, Governo do Estado do Maranhão e Governos do Estado do Tocantins, Ceará e Piauí. Estas Instituições Compõem a Comissão de produtos da biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que estavam visitando projetos ligados aos subprodutos do babaçu. A comunidade Candibas e a associação das mulheres Quebradeira de Coco do Povoado Candibas, organizaram um lanche a base de produtos do babaçu e ainda um  momento cultural com a apresentação da dança do coco. O Secretário, Paulo Coelho avaliou a visita como positiva, pois é uma oportunidade de divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas e ainda criar uma relação de parceria com as instituições parceiras. 


CANTANHEDE JÁ PRODUZ 100% DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


PDFImprimirE-mail

Qui, 28 de Outubro de 2010 12:47
Cantanhede é destaque no Jornal da FAMEM do mês de outubro, sobre o investimento na produção local, por meio do PRONAF, que já fornece 100% para a merenda escolar. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho disse o Programa de Alimentação Escolar do município é o carro-chefe e foi uma das bandeiras da campanha do prefeito, Zé Martinho. Para chegar onde estamos, a prefeitura recuperou 3 tratores do município e 3 de associações que trabalham com a agricultura familiar. A partir daí, passamos a remunerar tratoristas, distribuir sementes selecionadas e fornecer o combustível para máquinas – disse o secretário. Outro fator de sucesso no programa foi a criação de um conselho formada por membros das associações e a formação das equipes de trabalho e ainda a assistência agrícola com 10 técnicos da secretaria. A prefeitura investe em torno de R$ 40.000,00 todos os meses na compra dos itens do cardápio escolar, com exceção do composto lácteo que é fornecido por uma indústria de Itapecuru-Mirim. O Prefeito de Cantanhede, Zé Martinho disse que o sucesso do programa é grande, pois o dinheiro investido circula na cidade. Hoje, 80 produtores da agricultura familiar estão cadastrados para o fornecimento de carne bovina, caprina e suína, além de frangos, frutas, legumes e verduras. Cantanhede está servindo de modelo nesse tipo de ação, mas as ações não param por aí, pois, um convênio com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), tem possibilitado a capacitação dos envolvidos com programa. O avanço do programa já ultrapassou os limites do município de Cantanhede e alguns itens já estão sendo comercializados com outros municípios e para breve, a secretária está programando a I Feira dos Produtores Agrícolas de Cantanhede.  
Fonte: Site de Cantanhede-Ma    *  Matéria carlito Amaral



VENDEDORES APROVAM MUDANÇA DA FEIRA POPULAR


PDFImprimirE-mail

Sex, 22 de Outubro de 2010 12:37
Vendedores aprovam a mudança do local da Feira Popular das quintas-feiras em Cantanhede. A feira era realizada na Rua do Cajueiro e passou a ser realizada a partir desta quinta (21 de outubro), na Praça de Eventos. O Secretario Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho ficou otimista com a receptividade da mudança e disse que uma das mudanças previstas será em relação à forma de cobrança da taxa de serviço, que passará a ser por tamanho do ponto de venda de venda.


DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL REALIZA CAPACITAÇÃO


PDFImprimirE-mail

Sex, 25 de Junho de 2010 18:18
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), unidade Chapadinha realizou nos dias 22, 23 e 24 de junho uma capacitação de horticultura. O módulo I – Planejamento da Horta Familiar. A atividade foi executada pela engenheira agrônoma, Olga Oliveira, consultora do SEBRAE e mestra em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O curso teve como objetivo melhorar as condições do sistema de produção de hortaliças praticado por agricultores familiares do município de Cantanhede, que atendem ao Programa Municipal de Alimentação e o Programa de Aquisição de Alimentos. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho informou que a atividade será continuada nos meses de julho e agosto e deve apresentar como resultados, diversificação do cultivo de hortaliças, melhorias nas práticas de uso do solo e adubação orgânica, aumentando a venda familiar em até 60% 


AGRICULTORES RECEBEM MAIS DE 100 MIL REAIS DO PRONAF


PDFImprimirE-mail

Agricultores recebendo PronafA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o BASA (Banco da Amazônia), efetuaram nesta segunda-feira (17 de maio), a liberação de créditos para 51 famílias de agricultores familiares. O crédito é proveniente do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento do Agricultura Familiar), que financiou as atividades de horticultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte. O financiamento é da ordem de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com juro de 1% ao ano e com bônus de adimplência de 25% , com prazo de pagamento de dois anos. O Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho, disse que os produtores receberão R$ 2.000,00 e com dois anos pagarão R$ 1.500,00, para o banco. O Secretário disse também que são R$ 102.000,00 investidos na pequena produção, que já tem mercado assegurado para esta produção, o Programa Municipal de Alimentação Escolar

JOVENS CONCLUEM CURSO DO SENAI


PDFImprimirE-mail

Curso de Instalador Hidráulico SENAIAconteceu nesta sexta-feira, dia 30/04, às 17h00, no Centro Comunitário de Múltiplo Uso, a solenidade de encerramento do Curso de Instalador Hidráulico, oferecido pela Prefeitura de Cantanhede em parceria com o SENAI (Serviço Social de Aprendizagem Nacional) e a entrega dos certificados aos 40 jovens que participaram  do curso em nossa cidade. Estiveram presentes, além dos concludentes o Vice-Prefeito, Waldir Quaresma (representando o Prefeito, Zé Martinho), o Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho, o Vereador Natinho Martins que representou a Câmara de Vereadores e Emanuela Leane representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, além dos representantes do SENAI, o Professor Melo e o Chefe do Setor de Capacitação, Rogério Garcês. Este por  sua vez, em sua fala, enfatizou o comprometimento dos jovens de Cantanhede, pois todos os que iniciaram o curso  concluiram o mesmo, portanto sem evasões, o que não ocorre em outros Municípios. O representante parabenizou a iniciativa do Prefeito, Zé Martinho e reiterou o compromisso do SENAI em permanecer em Cantanhede capacitando mais jovens. O Chefe do SENAI ofertou 5 cursos via WEB (site do SENAI) aos jovens de Cantanhede, tais como: empreendedorismo, gestão de negócios, dentre outros. Após a certificação, a Prefeitura ofereceu um coquetel aos presentes.



DESENVOLVIMENTO RURAL REALIZA FESTA DO TRABALHADOR


PDFImprimirE-mail

(Paulo Coelho, Zé Martinho e Waldir Quaresma)No dia 1º de maio, a Prefeitura de Cantanhede, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza a Festa do Trabalhador 2010. O evento terá alvorada, culto ecumênico, passeata, sorteio de prêmios e banda de forró pé de serra. O Prefeito Zé Martinho disse que a iniciativa é premiar todos os trabalhadores do município e em especial os trabalhadores rurais que compõem a maior fatia da população ativa do município com uma grande festa. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Pulo Coelho falou que a programação especial começará com alvorada festiva, às 05h00 da manhã, na Praça de Eventos, logo depois, às 07h00, acontece um culto ecumênico que será realizado também na Praça de Eventos. A comemoração terá continuidade às 08h00, com uma passeata pelas ruas de Cantanhede, com saída da Praça de Eventos e chegada na URCA (União Recreativa Cantanhedense), onde haverá um churrasco, sorteio de vários prêmios e show com Zé Santana e Banda a partir das 10h da manhã.       Fonte: Site de Cantanhede-Ma   Matéria-Carlito Amaral



Nenhum comentário:

Postar um comentário